sexta-feira, 3 de junho de 2011

Prévia: XENOBLADE Chronicles no ocidente. (Wii)

Plataforma: Wii.

Produção e Desenvolvimento: Monolity Software.

Publisher: Nintendo.

Lançamento: Setembro/ 2011. (EUA/ Europa)

Quando boa parte do mundo era apenas Oceano, duas divindades travaram uma guerra bélica, um nível acima das profundezas do Mar. Enquanto uma divindade era composta por coisas orgânicas, a outra era caracterizada como “Deus máquina” por possuir estruturas mecânicas.

A batalha entre ambas é cessada, quando suas gigantescas espadas se colidem e suas estruturas colossais se perecem silenciosamente em meio ao nimbo.

Anos depois, seus corpos se transformaram em continentes nomeados (Bionis e Mechonis) para abrigar civilizações. Conseqüentemente, seus descendentes herdaram o mesmo carma se enfrentando pela supremacia de suas etnias em memória de suas divindades e ancestrais enquanto tentam desvendar os segredos de uma espada lendária chamada Monado.

Utilizando a relação destrutiva entre o homem e a máquina como pano de fundo, este é o enredo brilhante do novo projeto da Monolith Software, que em 2009 foi anunciado na E3 em forma de trailer à mídia especializada. O vídeo que mostra uma espada semi futurista combatendo criaturas e robôs gigantes foi encarado como um genérico jogo de aventura e exploração em terceira pessoa.

Até que em Janeiro de ano passado, o jogo finalmente anunciado no Japão como um novo J-RPG foi renomeado de Monado: Beginning of the World “Princípio do Mundo” para Xenoblade. Já vimos de tudo na indústria dos jogos eletrônicos, mas nunca, que a mudança de nome de um título, revertesse o sentimento de descrença em um dos jogos mais aguardados do Wii. Responsável pelos sucessos “Xenogears” e “Xenosaga”, Tetsuya Takahashi é quem assina a direção do jogo. Apesar da semelhança entre os nomes, o universo de Xenoblade não tem relação alguma com os outros jogos da série consagrada e segundo Takahashi, o nome “Xeno” quer dizer “natureza única” para designar as suas criações como uma marca registrada. Ao jogarmos a versão japonesa, lançada em 10 de Junho do ano passado, podemos afirmar que este JRPG publicado pela Nintendo vai além de sua singularidade.

Um mundo vivo em grande escala.

O primeiro aspecto que salta aos olhos é a dimensão do mundo extenso que Xenoblade Chronicles se aprofunda, visualmente. Aqui não existe aquela falsa ilusão dimensional, onde cada ambiente imenso na aparência, obriga aos jogadores seguirem pela linearidade.

Os corpos das divindades se transformam em continentes geográficos para livre exploração do jogador.

A ponte entre ambos é feita através de suas espadas gigantescas, incluindo à exploração desde os pés até a parte interna do corpo dos deuses.

Sem telas de “loading” e transição entre os momentos de expedição e batalha, sua progressão é baseada em Side-Quests guiadas por um sistema de batalhas similar à Final Fantasy XII, em que os guerreiros desferem ataques automaticamente e recuam entre os intervalos para recarregar seus golpes especiais.

Um dos recursos denominados como “Sistema de Vínculos”, faz com que os personagens participem de “side-quests” opcionais em uma comitiva de personagens não-controlados pelos jogadores. Uma “quest” completada pode alterar a percepção, o caráter e outros aspectos presentes nas cidades visitadas por Shulk (personagem principal) e seus comparsas, adicionando um “script” de acontecimentos inusitados ao jogo.

Para reagir ou impedir que maiores catástrofes aconteçam, os jogadores contarão com um “Sistema de Visões” para prever o futuro através de vislumbres visuais.

As mudanças climáticas que acontecem em tempo real, alteram não só o campo de batalha como as ações dos personagens e circunstâncias.

SHULK é o protagonista de Xenoblade e depois de se apoderar da lendária espada Monado, sua determinação é caçar os saqueadores que destruíram parte de sua aldeia, conhecida como Colônia 9.

Finalmente, o “JRPG em grande escala” assim denominado por Satoru Iwata, foi anunciado para a Europa e posteriormente nos EUA como XENOBLADE CHRONICLES, com o áudio de vozes no Idioma em Inglês ou Japonês e legendas em Espanhol, Alemão, Italiano, Francês e Inglês. Um convidado ilustre responsável pela dublagem do game publicado na Europa, garante que será lançado em Setembro. Até a nova edição da E3 2011, a Nintendo se pronunciará a respeito em sua conferência marcada pela o dia 7 de Junho as 13hs. (no horário de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário