quarta-feira, 20 de julho de 2011

Wii U – O Futuro da Nova Geração?


A Nintendo pode não ter ganho todas as gerações de consoles no que tange aos números de vendas e popularidade, mas a empresa impera nas inovações de algum mecanismo transformador tanto no Hardware quanto na mídia utilizada ou até mesmo na criação de franquias/ personagens. O conjunto destes mecanismos costuma persistir ao longo das gerações e estabelece o legado da Nintendo.

E o que significa este legado para as próximas gerações?

O que podemos esperar da empresa carinhosamente apelidada Big N ? No mínimo, algum pioneirismo revolucionário.

A política e filosofia adotadas pela empresa foram confirmadas na E3 2011, onde o novo console de mesa foi parcialmente revelado, a ponto de deixar parte da mídia especializada confusa. Ou vocês acham que a Nintendo revelaria tudo sobre o Wii U, que ainda está previsto para ser lançado no mês de Abril de 2012.

Diz a lenda que a tela sensível ao toque embutida no controle no formato similar a uma Tablet, tem resposta tátil e faz com que os jogadores sintam a diferença entre as texturas dos objetos e elementos nas pontas dos dedos. Se isso é verdade ou não e até que ponto esta inovação possa contribuir na experiência de jogo, saberemos na conferência do ano que vem.

Enquanto o Wii U está mais repleto de lendas urbanas, superstições e revelações em doses homeopáticas do que sua própria existência como um produto final, empresas terceirizadas como a EA não só afirmam que a chegada do novo console indica o fim do ciclo desta geração, como apontam que através dele, a Nintendo dará a cartada certa.

Grande parte das informações do que ele é capaz de fazer, nós já sabemos. Mas e a sua inicial linha de jogos? Serão suficientes para justificar a compra do console pós-lançamento ou não passarão de releituras ou versões portadas dos jogos dos atuais consoles em alta definição da concorrência?

Para que você fique por dentro, elaboramos um dossiê em torno dos jogos que já foram anunciados e especulados, dos quais postaremos em partes divididas em várias postagens.

O primeiro que será apresentado, faz alusão aos 25 anos de aniversário da série protagonizada pelo pequeno desbravador do reino de Hyrule.

The Legend of ZeldaHD. (Nintendo)

A demo técnica que surpreendeu a todos no trailer promocional do Wii U na E3 do mês de Junho, teve sua produção comandada por Satoru Takizawa - o diretor de arte oficial de Twilight Princess.

Enquanto o presidente global da Nintendo, Satoru Iwata afirma que nenhum console atual será capaz de rodar a demo de ZeldaHD, o diretor oficial da franquia desde Ocarina of Time, Eiji Aonuma se pronunciou para evitar alguns equívocos em torno da próxima aventura de Link para o novo console.

Você provavelmente se lembra do demo realista de Zelda que usamos para demonstrar o Gamecube. E acabamos criando na verdade o game em cel-shaded Wind Waker. Portanto quando mostramos um demo gráfico as pessoas pensam que é assim que será o próximo Zelda, mas isso não é necessariamente o caso.

Eu sou um dos que esteve envolvido na supervisão e direção do Wii U. Falamos entre nós sobre vários elementos do tipo ‘como os gráficos em HD vão funcionar?’ Nesses conceitos usamos muitas coisas de Zelda para examinar o quão real as coisas podiam parecer.” - Eiji Aonuma

Mesmo que em termos de direção artística e design o produto final não chegue nem perto do que vimos na demo, Zelda é Zelda e convenhamos: é difícil a Big N errar no ponto quando se trata de uma de suas franquias mais preciosas para a indústria dos jogos eletrônicos. Segundo Iwata, a Nintendo está trabalhando duro para transformar a demo em um novo game, mas que no momento se recusam a falar se ele será um título de lançamento do Wii U, o que é improvável. Quem viver, verá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário