segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Review: Kirby Returns to Dream Land. (Wii)

A nova jornada de Kirby na terra dos sonhos presta homenagem a seus fãs.

Plataforma: Wii.

Produção e Desenvolvimento: HAL Laboratories.

Publisher: Nintendo.

Lançamento: 24/10/2011.

Suporte: De 1 a 4 jogadores simultâneos.

Após desenrolar os fios de lãs de uma aventura 'fanshonista', a equipe de desenvolvimento do estúdio HAL Laboratories colocou a mão na massa para presentear os fãs com KIRBY'S RETURNS TO DREAM LAND: uma aventura tradicional da estrela mais fofa da Nintendo e do jeito que eles mais gostam. Antes disso, este projeto passou por três experimentos distintos:-


Uma sequência espiritual de Kirby 64: The Crystal Sands para o Gamecube foi produzida pela metade e até chegou a ser demonstrada discretamente em uma edição da E3. Com visão lateral, gráficos poligonais e um modo cooperativo para 4 jogadores simultâneos, o novo projeto de Shigefumi Kawase (um dos produtores da HAL) que deveria ter saído no ano subsequente ao Kirby's Air Ride (em 2003, NGC), foi silenciosamente engavetado.

Em um outro protótipo de jogo cancelado, a câmera com visão isométrica exibia Kirby em um tridimensional mundo aberto.

Inspirado nos livros 'pop-ups' – aqueles livros infantis em que você abre e as paisagens do cenário são montadas sobre as páginas, o terceiro jogo foi o projeto que visualmente mais se aproximou do universo meigo da bolota rosa por apresentar um estilo visual mais cartunesco feito desenho animado. Com fase parcial de desenvolvimento, infelizmente foi cancelado porque a equipe teve dificuldades técnicas de reproduzir as transformações de Kirby.

Após esses 12 anos de experimentações, finalmente é lançado o 1º jogo de plataforma estrelado por Kirby desenvolvido pela HAL Laboratories para um console de mesa sem seu idealizador Masashiro Sakurai, mas com direito a todos os elementos reutilizados dos três protótipos acima citados e mais um pouco.

Sem desmerecer Kirby's Epic Yarn, cuja aventura foi composta por crochês, fios de lãs e tricô aos cuidados da Good Feel dando uma cara nova ao velho e bom jogo 2D, mas Kirby Returns to Dreamland se fez necessário por trazer Kirby com maestria a sua forma original. Com simplicidade, estrutura minimalista e nostalgia, o novo game presta homenagem à todos os clássicos estrelados pela bolota rosa desde a Era 16-Bits.


A nova aventura começa quando a nave manipulada por um alienígena, acidentalmente se choca contra um dos planetas chamado Pop Star. Kirby entra em cena para encontrar partes da nave Lor Starcutter despedaçada que se espalharam ao redor do planeta Dream Land.


As fases são agrupadas em mundos representados por mapas com um chefe. Cada chefe vencido equivale a um pedaço da nave.


Nos fragmentos da nave Lor Starcutter existem 7 salas apelidadas Copy Ability Challenge Rooms e elas são abertas através das esferas coletadas nas fases do jogo principal. Dentro de cada uma delas existem desafios específicos como: mate todos os inimigos da sala, procure por todas as moedas incluindo outros mini-games bem viciantes que durante a produção e desenvolvimento do game, foram guardados a sete chaves pela Nintendo. Desbloqueie todos!



KIRBY PARA TODOS.


Com o Wiimote na horizontal, os controles são básicos e convidativos a toda família:-

  • Aperte o botão 1 para atacar.

  • Pressione A para defesa.

  • Pressione o botão 1 durante alguns segundos e solte para desferir para ataques especiais.

  • Pressione o botão 1 e aperte um dos lados do direcional digital para desferir outros tipos de ataques especiais, que mudam de acordo com sua ação.

  • Aperte o botão 2 para pular.

  • Aperte o botão 2 diversas vezes para que a bolota rosa infle, flutue no ar alcançando plataformas mais altas.

  • Aperte o botão ( - ) menos para que a transformação se desintegre do corpo de Kirby.

  • Aperte 2x para baixo 'rapidamente' para Kirby descer plataforma abaixo.

  • Aperte 2x para frente para correr.

  • Com sutileza e em momentos bem específicos como por exemplo: se librar das garras dos inimigos, o game pouco se apropria dos sensores de movimento do Wiimote.

Porém, os jogadores veteranos, especialmente os fãs de longa data ficarão desapontados com a falta de desafios cabeludos no game, já que a dificuldade sempre foi uma das marcas registradas da série. Em outros momentos, existem homenagens a outras estrelas da Nintendo espalhados pelo game.


É o mesmo Kirby de 12 anos atrás, que engole os inimigos e que depois de tomar parte da forma de cada um deles, interage com os elementos do cenário feito bugigangas, desmembra o ambiente através de diversos poderes, que aliás, não são poucos. (com alguns bem devastadores, diga-se de passagem)

Confiram alguns deles:

Através da Ultra Sword, Kirby corta a plataforma como panos de cetim enquanto a Monster Flame faz com que ele lance raios flamejantes de fogo. Um dos poderes mais inteligentes do jogo, possibilita ataques com pilares de água e manipula a estrutura das ondas que inundam os cenários aquáticos. Umas das habilidades de Kirby, o Whip (o laço usado para pegar inimigos) foi herdada de Epic Yarn. Também é possível fazer uma pequena combinação dos poderes durante as fases mais avançadas, mas que infelizmente não chegam perto do que os fãs puderam conferir em Kirby 64: The Crystal Sands. O famoso Stone Kirby está de volta transformando Kirby em estatuetas engraçadas.

A coleta de 3 ou mais esferas implicam na performance do jogador através das medalhas de bronze, prata ou ouro.


E KIRBY NÃO VEIO SOZINHO.

Os jogadores que ainda varam madrugadas no atemporal Super Smash Bros Brawl - jogo de pancadaria entre as estrelas da Nintendo, serão surpreendidos com a volta triunfante de Meta Knight e King Dedede no quarteto que ilustra o modo cooperativo para quatro jogadores simultâneos, cada qual com poderes bem distintos. Além de ser um bom espadachim, Meta Knight pode voar com outros personagens nas costas. Waddle Dee voa e ainda pode atacar a distância.


Neste modo cooperativo, além de empilhar os personagens, é possível combinar ataques em equipe a partir do momento em que o botão A é temporariamente pressionado e solto um tempo depois. O jogador que estiver na base da pilha, determina qual será o ataque da vez. Se necessário, mude de personagem a qualquer momento da aventura ou compartilhe suas vidas com os colegas de jogo. Ebá.


A câmera é centrada no protagonista fofo que dá nome ao título, mas se outros personagens saírem da tela, automaticamente serão transportados para o ponto aonde Kirby está.


Os jogadores também podem manipular 4 Kirby's simultaneamente.



JOGATINA RETRÔ PINCELADA COM TONS PASTES COMO MANDA O FIGURINO.


Os cenários lúdicos por onde Kirby transita suavemente abusam da simplicidade das cores pastéis que dão vida às florestas, desertos, cavernas e outras dimensões construídas por gráficos poligonais.


O visual e as animações fluem como um desenho animado feito por massinhas. Como de praxe, o tratamento de modelagem é fofo e impecável. O melhor da festa nostálgica na terra dos sonhos é a sonoplastia dos efeitos sonoros saudosistas no melhor estilo retrô que nos remetem aos velhos tempos do clássico no Gameboy.


COISAS QUE SÓ JOGAMOS NO Wii.

Com quase seis anos de existência no mercado dividido entre jogadores veteranos e casuais, o Wii não é mais novidade apesar de ser um dos consoles mais vendidos da geração. Podemos afirmar que poucas empresas terceirizadas conseguiram aproveitar o seu modesto potencial senão a própria Nintendo com as obras exclusivas assim como ele próprio carece de títulos adultos se comparado aos consoles da concorrência. Mas, devemos reconhecer que o console de diferente natureza da Nintendo é o videogame, onde se mais produziu jogos de plataforma exclusivos, e dos bons.

E ao lado de Donkey Kong Country Returns, New Super Mario Bros Wii e Muramasa the Demon Blade, Kirby Returns to Dreamland não é só um jogo obrigatório para fãs e colecionadores, como um dos motivos para comprar o console para qual o jogo foi projetado.

Gráficos = 10

Som e Efeitos Sonoros = 9

Controles = 9

Diversão = 9

Desafio = 5

Criatividade = 9

Movimentação e Fluência = 9

Longevidade = 8

Média = 10



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