A
Nintendo não parece estar preocupada com as andanças da concorrência, e
sim nos próximos passos que ela mesmo dará daqui para frente. A companhia nipônica pode não ter ganhado todas as gerações de consoles no que
se restringe as especificações técnicas de seus hardwares entre os
jogadores veteranos mais exigentes. Mas a japonesa impera algum
mecanismo transformador, tanto na interatividade imersiva dos jogos
que abusa da tecnologia inovadora quanto na criação de franquias e
personagens consagrados no mundo dos games. O conjunto destes
mecanismos costuma persistir ao longo das gerações e estabelece o
legado da Nintendo para todos os tipos de jogadores.
No
entanto, o passado e o presente da apelidada carinhosamente Big N estão fundamentados na
criação de padrões de entretenimento e diversão expansiva,
conhecidos pelo público que vão além dos jogadores veteranos.
São
padrões adaptados às necessidades das novas gerações para um novo
jeito de jogar. A partir daí, as empresas concorrentes se adaptam
segundo o modelo da Nintendo.
Mas
o que significa este legado para as próximas gerações? No mínimo,
algum pioneirismo revolucionário. E como criar algo que agregue a
todos os tipos de jogadores. Na E3 deste ano, tivemos a resposta.
A
política e filosofia adotadas pela empresa foram confirmadas na E3
2011, onde o novo console de mesa foi parcialmente revelado, a ponto
de deixar a mídia especializada confusa. Ou vocês acham que a
Nintendo revelaria tudo sobre o Wii U, que ainda está
previsto para ser lançado entre o mês de Outubro e Dezembro
de 2012?
Reza a lenda que a tela sensível ao toque embutida no controle-tablet, tem resposta tátil avançado.
Reza a lenda que a tela sensível ao toque embutida no controle-tablet, tem resposta tátil avançado.
Fontes
de um site sueco indicam que
este recurso promissor faz com que os jogadores sintam diferentes
tipos de superfícies e texturas dos objetos e cenários (macia,
áspera, lisa etc) nas pontas do dedos. Imagine, por exemplo, ter a
sensação tátil de tocar e alisar os pêlos de um cãozinho em uma
nova edição de Nintendogs no Wii U ou até mesmo sentir a fluidez
da água disforme passando entre os dedos enquanto Link procura por
peixes no lado de Hyrule. Alucinante, não?
Se
isso é verdade ou não, saberemos na conferência que se aproxima,
onde a Nintendo pretende apresentar a versão final do aparelho.
Empresas terceirizadas como a Electronic Arts e Ubisoft não só afirmam
que a chegada do Wii U indica o fim do ciclo desta geração,
como apontam que através dele, a Nintendo dará a cartada certa.
Grande parte das informações sobre o que o controle é capaz de
fazer, nós já sabemos.
Mas
nem por isso, preenchem as lacunas das dúvidas levantadas pela mídia
especializada como fazem com a que nossa imaginação fértil
viajem nas ideias em torno das funcionalidades já reveladas.
Sigam-me os bons jogadores e que as rumores permaneçam...
A
criação de um novo jogo no universo Mario & Cia, com o bigodudo
interagindo nas duas telas ao mesmo tempo poderia ser um dos motivos
para um futuro e suposto Super Mario Galaxy 3 ou Super Mario Universe. (Super Mario Bros. 4 ???), além do
vislumbre visual ao mergulhar nas galáxias anti gravitacionais em HD.
Bem
que a produção do 'remake' de Fatal Frame II: The Crimson
Butterfly poderia ser transferida do Wii para o Wii U. A máquina
fotográfica poderia ser representada pelo controle e seu sensor de
movimentos para tirar fotos dos fantasmas e fenômenos sobrenaturais
quando apontado para a TV ou não, já que o controle suporta um giro
em 360 graus e outros recursos.
O
que nós já sabemos sobre o Wii U e mais um pouco.
O
Wii U reproduzirá gráficos em Full HD (1080p) de resolução e linhas de escala.
Os
desenvolvedores garantem que é muito fácil produzir
jogos para o futuro console.
Embora
o Wii U tenha uma arquitetura central similar ao X360, seu
processador gráfico é 50% mais poderoso
que os atuais consoles HD da geração. (PS3/ X360)
A
Nintendo está conseguindo selar colaborações e relações
profissionais bem importantes com as empresas terceirizadas como
Crytek, Valve, Square Enix, Capcom, Sega, Konami, THQ, Activision,
Ubisoft, Namco Bandai e EA. Grande parte já estão com a última revisão do kit de desenvolvimento de jogos para o Wii U. Cada empresa já
tem pelo menos dois jogos em estágio inicial/ médio de produção.
A
Nintendo planejava reter os seus jogos no lançamento do Wii U, para
ajudar a promover os títulos das empresas terceirizadas, mas está
cautelosa devido aos últimos acontecimentos que ocorreram com o 3DS.
A intenção da Nintendo
é fazer com que o Wii U tenha Vida eterna por ser projetado à um
sistema de fácil atualização (similar ao que acontece com os
computadores), capaz de transformar o Wii U em um videogame que não
envelhece nunca. (Será?)
As
configurações técnicas confirmam: CPU da IBM Power PC
fragmentada em três núcleos.
(uma GPU da ATI R700 com uma shader unit da versão 4.1. Os últimos rumores apontam um chipset Radeon 6770 e 2GB de RAM.
iDensity
será a nova mídia óptica de
alta densidade adotada pela Nintendo, cuja capacidade de
armazenamento se assemelha ao Blu-Ray e ultrapassa 50GB de memória.
As últimas especulações indicam que definitivamente, a Nintendo usará o Blu-Ray como mídia óptica.
As últimas especulações indicam que definitivamente, a Nintendo usará o Blu-Ray como mídia óptica.
O
Wii U terá retrocompatibilidade
com os jogos do Wii
através da mídia física, mas os jogos do Gamecube
serão vendidos através de um renovado serviço de download.
Ao contrário da imagem ilustrativa, o novo modelo do controle-tablet do Wii U possui: possui
dois direcionais analógicos, um sensor bar com uma câmera
direcionada para o jogador, um
direcional digital, os
botões Y,
X, B, A;
quatro botões laterais e traseiros CL,
CR, ZR, ZL;
sensor giroscópico de movimentos, acelerômetro, sensor magnético
para a tecnologia NEAR, dois auto falantes, microfone, uma bateria
interna de carregamento, uma bateria interna de armazenamento e
transferência de dados, os famosos botões +, -, POWER, RESET, um
botão para habilitar a tecnologia Vitality
Sensor,
uma
tela de 'quase' 7 polegadas sensível ao toque/ resposta
tátil
e
o melhor: é leve
e extremamente confortável.
Fontes
ligadas ao site IGN confirmam que o controle permite a transmissão
de mini-games, aplicativos e até jogos completos para o
dispositivo.
CryEngine3.
(CryTek)
A
atualização de um dos motores gráficos mais poderosos da próxima
geração está prestes a ter uma versão para o Wii U,
segundo Cevat Yerli
– presidente da Crytek (responsável pela série
Crisis).
De acordo com Yerli, a intenção é atualizar a
performance de sua tecnologia através da expansão dos negócios
com a Nintendo, desenvolvendo uma estrutura perfeita que traga
interações via Tablets, no caso, o controle do sucessor do Wii.
Desde a patente de um novo jogo com suporte ao acessório até seu uso como
um medidor de mentiras já foram confirmadas através de imagens e
patentes vazados na Internet. Satoru Iwata afirma que o Vitality
Sensor não morreu. O funcionamento do misterioso periférico se
estenderá para o Nintendo 3DS e o Wii U. A Nintendo ainda trabalha
cuidadosamente para corresponder a expectativa de 90% dos
jogadores (incluindo os céticos) e admite que tais funcionalidades
têm potencial para atrair a atenção dos jogadores mais
tradicionais, que resistem a existência do Vitality Sensor. Após a
entrevista de Iwata, surgiram rumores de que um dos recursos
promissores do acessório é um sistema capaz de medir a vitalidade
emocional dos jogadores e, transferi-los para dentro do game em tempo
real.
Como
as dúvidas sobre o Wii U ainda permeiam a nossa mente (pelo menos
até a E3 2012), o jeito é prestar atenção
na lista dos títulos iniciais do novo consoles.
The
Legend of ZeldaHD.
(Nintendo)
(Nintendo)
A
demo técnica que surpreendeu a todos no trailer promocional do Wii U
na E3 2011 teve sua produção comandada por Satoru Takizawa - o
diretor de arte oficial de Twilight Princess.
Enquanto
o presidente global da Nintendo - Satoru Iwata afirma que
nenhum console atual será capaz de rodar a demo de ZeldaHD, o
diretor oficial da franquia desde Ocarina of Time, Eiji Aonuma
se pronunciou para evitar alguns equívocos em torno da próxima
aventura de Link para o novo console.
“Você
provavelmente se lembra do demo realista de Zelda que usamos para
demonstrar o Gamecube. E acabamos criando na verdade o game em
cel-shaded Wind Waker. Portanto quando mostramos um demo gráfico as
pessoas pensam que é assim que será o próximo Zelda, mas isso não
é necessariamente o caso. Eu sou um dos que esteve envolvido na
supervisão e direção do Wii U. Falamos entre nós sobre vários
elementos do tipo ‘como os gráficos em HD vão funcionar?’
Nesses conceitos usamos muitas coisas de Zelda para examinar o quão
real as coisas podiam parecer.”
- Eiji
Aonuma
Mesmo
que em termos de direção artística e design o produto final não
chegue nem perto do que vimos na demo, Zelda é Zelda e convenhamos:
é difícil a Big N errar no ponto quando se trata de uma suas
franquias mais preciosas para a indústria dos jogos eletrônicos.
Segundo Iwata, a Nintendo está trabalhando duro para transformar a
demo em um novo game, mas que no momento se recusam a falar se ele
será um título de lançamento do Wii U, o que é improvável. Quem
viver, verá.
Não deixem de ler as outras partes deste artigo.
ESPECIAL:
Wii U - O Futuro da Nova Geração. (Parte II) - 10 formas do Wii U
arrebatar os jogadores veteranos, o público expandido e a indústria.
ESPECIAL
Wii U – O Futuro da Nova Geração. (Parte III): A Nintendo está
desenvolvendo uma loja robusta de aplicativos para o Wii U - diz site.
ESPECIAL Wii U – O Futuro da Nova Geração. (Parte IV): Line Up > Killer Freaks from Outer Space.
ESPECIAL Wii U – O Futuro da Nova Geração. (Parte V): Line Up > Ninja Gaiden 3: Razor's Edge.
ESPECIAL Wii U – O Futuro da Nova Geração. (Parte VI): Line Up > Rumores.
ESPECIAL Wii U - O Futuro da Nova Geração. (Parte VII): Line Up > ALIENS: Colonial Marines.
ESPECIAL Wii U: O Futuro da Nova Geração. (Parte VIII: Line Up) > NEW Super Mario Bros. Mii.
ESPECIAL Wii U: O Futuro da Nova Geração. (Parte IX: Line Up)
ESPECIAL Wii U: O Futuro da Nova Geração. (Parte X: Line Up) > LEGO City Stories.
ESPECIAL Wii U: O Futuro da Nova Geração. (Parte XI: Line Up) > METRO LAST LIGHT.
Boa análise e artigo, parabéns e continue assim. Ganhou um seguidor!
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