segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ESPECIAL: Wii U – O Futuro da nova geração.


A Nintendo não parece estar preocupada com as andanças da concorrência, e sim nos próximos passos que ela mesmo dará daqui para frente. A companhia nipônica pode não ter ganhado todas as gerações de consoles no que se restringe as especificações técnicas de seus hardwares entre os jogadores veteranos mais exigentes. Mas a japonesa impera algum mecanismo transformador, tanto na interatividade imersiva dos jogos que abusa da tecnologia inovadora quanto na criação de franquias e personagens consagrados no mundo dos games. O conjunto destes mecanismos costuma persistir ao longo das gerações e estabelece o legado da Nintendo para todos os tipos de jogadores.


No entanto, o passado e o presente da apelidada carinhosamente Big N estão fundamentados na criação de padrões de entretenimento e diversão expansiva, conhecidos pelo público que vão além dos jogadores veteranos.

São padrões adaptados às necessidades das novas gerações para um novo jeito de jogar. A partir daí, as empresas concorrentes se adaptam segundo o modelo da Nintendo.

Mas o que significa este legado para as próximas gerações? No mínimo, algum pioneirismo revolucionário. E como criar algo que agregue a todos os tipos de jogadores. Na E3 deste ano, tivemos a resposta.
A política e filosofia adotadas pela empresa foram confirmadas na E3 2011, onde o novo console de mesa foi parcialmente revelado, a ponto de deixar a mídia especializada confusa. Ou vocês acham que a Nintendo revelaria tudo sobre o Wii U, que ainda está previsto para ser lançado entre o mês de Outubro e Dezembro de 2012
Reza a lenda que a tela sensível ao toque embutida no controle-tablet, tem resposta tátil avançado.
Fontes de um site sueco indicam que este recurso promissor faz com que os jogadores sintam diferentes tipos de superfícies e texturas dos objetos e cenários (macia, áspera, lisa etc) nas pontas do dedos. Imagine, por exemplo, ter a sensação tátil de tocar e alisar os pêlos de um cãozinho em uma nova edição de Nintendogs no Wii U ou até mesmo sentir a fluidez da água disforme passando entre os dedos enquanto Link procura por peixes no lado de Hyrule. Alucinante, não? 
Se isso é verdade ou não, saberemos na conferência que se aproxima, onde a Nintendo pretende apresentar a versão final do aparelho. Empresas terceirizadas como a Electronic Arts e Ubisoft não só afirmam que a chegada do Wii U indica o fim do ciclo desta geração, como apontam que através dele, a Nintendo dará a cartada certa. Grande parte das informações sobre o que o controle é capaz de fazer, nós já sabemos.
Mas nem por isso, preenchem as lacunas das dúvidas levantadas pela mídia especializada como fazem com a que nossa imaginação fértil viajem nas ideias em torno das funcionalidades já reveladas.

Sigam-me os bons jogadores e que as rumores permaneçam...


A criação de um novo jogo no universo Mario & Cia, com o bigodudo interagindo nas duas telas ao mesmo tempo poderia ser um dos motivos para um futuro e suposto Super Mario Galaxy 3 ou Super Mario Universe. (Super Mario Bros. 4 ???), além do vislumbre visual ao mergulhar nas galáxias anti gravitacionais em HD.


Bem que a produção do 'remake' de Fatal Frame II: The Crimson Butterfly poderia ser transferida do Wii para o Wii U. A máquina fotográfica poderia ser representada pelo controle e seu sensor de movimentos para tirar fotos dos fantasmas e fenômenos sobrenaturais quando apontado para a TV ou não, já que o controle suporta um giro em 360 graus e outros recursos.

O que nós já sabemos sobre o Wii U e mais um pouco.
O Wii U reproduzirá gráficos em Full HD (1080p) de resolução e linhas de escala.
Os desenvolvedores garantem que é muito fácil produzir jogos para o futuro console.

Embora o Wii U tenha uma arquitetura central similar ao X360, seu processador gráfico é 50% mais poderoso que os atuais consoles HD da geração. (PS3/ X360)


A Nintendo está conseguindo selar colaborações e relações profissionais bem importantes com as empresas terceirizadas como Crytek, Valve, Square Enix, Capcom, Sega, Konami, THQ, Activision, Ubisoft, Namco Bandai e EA. Grande parte já estão com a última revisão do kit de desenvolvimento de jogos para o Wii U. Cada empresa já tem pelo menos dois jogos em estágio inicial/ médio de produção.


A Nintendo planejava reter os seus jogos no lançamento do Wii U, para ajudar a promover os títulos das empresas terceirizadas, mas está cautelosa devido aos últimos acontecimentos que ocorreram com o 3DS.



A intenção da Nintendo é fazer com que o Wii U tenha Vida eterna por ser projetado à um sistema de fácil atualização (similar ao que acontece com os computadores), capaz de transformar o Wii U em um videogame que não envelhece nunca. (Será?)

As configurações técnicas confirmam: CPU da IBM Power PC fragmentada em três núcleos. (uma GPU da ATI R700 com uma shader unit da versão 4.1. Os últimos rumores apontam um chipset Radeon 6770 e 2GB de RAM.

iDensity será a nova mídia óptica de alta densidade adotada pela Nintendo, cuja capacidade de armazenamento se assemelha ao Blu-Ray e ultrapassa 50GB de memória.
As últimas especulações indicam que definitivamente, a Nintendo usará o Blu-Ray como mídia óptica.


O Wii U terá retrocompatibilidade com os jogos do Wii através da mídia física, mas os jogos do Gamecube serão vendidos através de um renovado serviço de download.

Ao contrário da imagem ilustrativa, o  novo modelo do controle-tablet do Wii U possui: possui dois direcionais analógicos, um sensor bar com uma câmera direcionada para o jogador, um direcional digital, os botões Y, X, B, A; quatro botões laterais e traseiros CL, CR, ZR, ZL; sensor giroscópico de movimentos, acelerômetro, sensor magnético para a tecnologia NEAR, dois auto falantes, microfone, uma bateria interna de carregamento, uma bateria interna de armazenamento e transferência de dados, os famosos botões +, -, POWER, RESET, um botão para habilitar a tecnologia Vitality Sensor, uma tela de 'quase' 7 polegadas sensível ao toque/ resposta tátil e o melhor: é leve e extremamente confortável.

Fontes ligadas ao site IGN confirmam que o controle permite a transmissão de mini-games, aplicativos e até jogos completos para o dispositivo.

CryEngine3. (CryTek)
A atualização de um dos motores gráficos mais poderosos da próxima geração está prestes a ter uma versão para o Wii U, segundo Cevat Yerli – presidente da Crytek (responsável pela série Crisis).


De acordo com Yerli, a intenção é atualizar a performance de sua tecnologia através da expansão dos negócios com a Nintendo, desenvolvendo uma estrutura perfeita que traga interações via Tablets, no caso, o controle do sucessor do Wii.


Desde a patente de um novo jogo com suporte ao acessório até seu uso como um medidor de mentiras já foram confirmadas através de imagens e patentes vazados na Internet. Satoru Iwata afirma que o Vitality Sensor não morreu. O funcionamento do misterioso periférico se estenderá para o Nintendo 3DS e o Wii U. A Nintendo ainda trabalha cuidadosamente para corresponder a expectativa de 90% dos jogadores (incluindo os céticos) e admite que tais funcionalidades têm potencial para atrair a atenção dos jogadores mais tradicionais, que resistem a existência do Vitality Sensor. Após a entrevista de Iwata, surgiram rumores de que um dos recursos promissores do acessório é um sistema capaz de medir a vitalidade emocional dos jogadores e, transferi-los para dentro do game em tempo real.
Como as dúvidas sobre o Wii U ainda permeiam a nossa mente (pelo menos até a E3 2012), o jeito é prestar atenção na lista dos títulos iniciais do novo consoles.


The Legend of ZeldaHD.
(Nintendo)


A demo técnica que surpreendeu a todos no trailer promocional do Wii U na E3 2011 teve sua produção comandada por Satoru Takizawa - o diretor de arte oficial de Twilight Princess.
Enquanto o presidente global da Nintendo - Satoru Iwata afirma que nenhum console atual será capaz de rodar a demo de ZeldaHD, o diretor oficial da franquia desde Ocarina of Time, Eiji Aonuma se pronunciou para evitar alguns equívocos em torno da próxima aventura de Link para o novo console.

Você provavelmente se lembra do demo realista de Zelda que usamos para demonstrar o Gamecube. E acabamos criando na verdade o game em cel-shaded Wind Waker. Portanto quando mostramos um demo gráfico as pessoas pensam que é assim que será o próximo Zelda, mas isso não é necessariamente o caso. Eu sou um dos que esteve envolvido na supervisão e direção do Wii U. Falamos entre nós sobre vários elementos do tipo ‘como os gráficos em HD vão funcionar?’ Nesses conceitos usamos muitas coisas de Zelda para examinar o quão real as coisas podiam parecer.” - Eiji Aonuma

Mesmo que em termos de direção artística e design o produto final não chegue nem perto do que vimos na demo, Zelda é Zelda e convenhamos: é difícil a Big N errar no ponto quando se trata de uma suas franquias mais preciosas para a indústria dos jogos eletrônicos. Segundo Iwata, a Nintendo está trabalhando duro para transformar a demo em um novo game, mas que no momento se recusam a falar se ele será um título de lançamento do Wii U, o que é improvável. Quem viver, verá.



Não deixem de ler as outras partes deste artigo.

ESPECIAL: Wii U - O Futuro da Nova Geração. (Parte II) - 10 formas do Wii U arrebatar os jogadores veteranos, o público expandido e a indústria

ESPECIAL Wii U – O Futuro da Nova Geração. (Parte III): A Nintendo está desenvolvendo uma loja robusta de aplicativos para o Wii U - diz site. 

ESPECIAL Wii U – O Futuro da Nova Geração. (Parte IV): Line Up > Killer Freaks from Outer Space. 

ESPECIAL Wii U – O Futuro da Nova Geração. (Parte V): Line Up > Ninja Gaiden 3: Razor's Edge. 

ESPECIAL Wii U – O Futuro da Nova Geração. (Parte VI): Line Up > Rumores

ESPECIAL Wii U - O Futuro da Nova Geração. (Parte VII): Line Up > ALIENS: Colonial Marines.

ESPECIAL Wii U: O Futuro da Nova Geração. (Parte VIII: Line Up) > NEW Super Mario Bros. Mii.

ESPECIAL Wii U: O Futuro da Nova Geração. (Parte IX: Line Up

ESPECIAL Wii U: O Futuro da Nova Geração. (Parte X: Line Up) > LEGO City Stories

ESPECIAL Wii U: O Futuro da Nova Geração. (Parte XI: Line Up) > METRO LAST LIGHT.

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