terça-feira, 27 de março de 2012

Análise - Kid Icarus: Uprising. (Nintendo 3DS)


Kid Icarus: Uprising
Plataforma: Nintendo 3DS
Desenvolvedora: Sora
Publicadora: Nintendo
Lançamento: 23 de Março de 2012.


  
Abençoado pelos poderes divinos de Palutena - a deusa da luz e guardiã da raça humana, Pit deve lutar contra as forças do Mal invocados por Medusa - a princesa da escuridão.


O anjo ressurge do passado com a tecnologia do futuro.
Após 25 anos de espera, Kid Icarus: Uprising é tudo aquilo que esperavam dele e mais um pouco. Sem calmaria ou tempo pra piscar, o ritmo frenético do jogo herda o espirito dinâmico e saudosista de outra franquia consagrada - Super Smash Bros. Brawl (Wii), gerada pelo mesmo pai, que é reconhecido por quebrar paradigmas em prol da simplicidade, nostalgia e muita diversão: Masahiro Sakurai. Pé de um, focinho de outro.


O desafiador sistema de pontuações e seu conteúdo extenso farão com que a obra-prima de Sakurai nunca envelheça assim como até hoje é cultuada a série de pancadaria non-stop entre as estrelas da Nintendo que se diferencia das demais fabricantes concorrentes, sem escapar da estigma de que em tudo que ela toca, vira um clássico indispensável na gameteca de qualquer tipo de jogador, independente de qual bandeira ele levante.


Inclusive, parte das aparições inusitadas homenageiam as franquias clássicas da Nintendo como o universo Metroid, por exemplo.


"Eu descobri que em gêneros pré-estabelecidos, os controles são sempre os mesmos. Nos shooters, você joga um FPS que se utiliza de todos os botões, fazendo sempre a mesma coisa. Isso não é nada inovador. Os devs pegam essa casca, mudam a trama e perfumam sua direção de arte. Eu dei vida à Kid Icarus: Uprising para quebrar a falta de criatividade na indústria dos games.", declarou Sakurai - fundador do estúdio Sora.    
E assim o fez.
  

Os controles simples e inovadores.

No menu inicial do jogo, existem três slots de gravação dos saves e a opção How to Play. (onde os jogadores aprendem os movimentos básicos de Pit)

Com o Circle Pad, o anjo Pit se locomove para os lados nas fases eletrizantes de vôo. No solo, ele se movimenta livremente pelos cenários tridimensionais em 360 graus. O sistema de câmera é controlada pela tecnologia da tela inferior do portátil, que é sensível ao toque. Para se esquivar dos ataques e projéteis arquiinimigos, basta dar dois toques rápidos com o direcional analógico para um os lados.
Pressionando o botão L, você atira. A mira é controlada através da caneta Stylus sobre a tela inferior do 3DS. Quando os inimigos estiverem bem próximos, aperte o botão lateral repetidas vezes para Pit descer a lenha.

A mecânica pode dividir opiniões. Segurar o 3DS, pressionar o botão L e manipular a movimentação do protagonista com apenas a mão esquerda é extremamente cansativo depois dos primeiros minutos de jogatina.

A base de sustentação (inclusa no pacote do jogo) torna a experiência acessível para todos os tipos de jogadores:- veteranos e casuais, no entanto, tira a possibilidade do portátil ser jogado em qualquer lugar.

Além do Options, o menu secundário contém cinco modos de jogo: Solo, StreetPass. (que possibilidade a troca de pedras preciosas "Gems" por novas armas adquiridas quando o portátil está em stand bye), Vault. (Um baú onde são guardados os itens secretos como músicas, porta-retratos, artes conceituais e os modelos originais dos personagens que permeiam o universo do jogo), AR Card Battle (batalhas entre os personagens extraídos dos cartões de realidade aumentada) e Together (para travar duelos online)  




Air Battle/ Land Battle.

Cada capítulo é dividido por três momentos interligados: os combates aéreos em que a progressão da tela avança automaticamente e as batalhas terrestres com um chefe gigantesco no final.



As lutas contra Cerberus, o dragão alado HidraPandora e outros chefes remodelados do original para NES que popularizou a série à 25 anos atrás, duram poucos minutos; com destaque às reproduções pixeladas em bitmap que aparecem na tela inferior do 3DS.
Antes de enfrentá-los, uma das entradas dá o acesso à fonte termática, para que o anjo recarregue a sua energia vital.  

A lista "quase" ilimitada de armas colecionáveis, conta com mais de nove categorias diferenciadas, estende a durabilidade do jogo, incentivando o jogador de terminá-lo por diversas vezes. Cada categoria é destinada a um tipo de ataque ou esquiva, seja no solo ou no ar. Ao final de casa estágio, os jogadores são direcionados para Arms Altar.


Neste altar celestial protegido pela deusa Palutena, é possível comprar novas armas como Beam Claws, Burst Blade e Orb Staff com o dinheiro que é representado por corações; fazer a fusão entre as munições de fogo, escudos, canhões, cajados, bombas, tridentes, arco-e-flecha, espadas e outros itens encontradas no baú durante os estágios e dar um upgrade nas armas com o aumento de velocidade, o poder de ataque, esquiva etc... 
Em Palutena's Treasure Hunt, existe um painel que esconde uma pintura. Parte deste quebra-cabeça oculto é revelado a cada tesourso ou item do báu adquirido durante os estágios como cenários desbloqueados, amoletos, itens, músicas secretas e missões adicionais como: vença o capítulo 6 em apenas 15 minutos ou destrua 100 inimigos e vença o primeiro capítulo, entre outros.
Em Practice Range, os jogadores devem polir as armas e habilidades.  

Através da tecnologia touch-screen, é possível escolher o nível de intensidade dos estágios de 0.0 a 0.9, que tanto podem aumentar o número de inimigos quanto diminuir a quantidade de corações, por exemplo.     

 
Além da base de apoio, a caixa de Kid Icarus: Uprising inclui um pacote de 6 AR Cards sortidos para dar vida aos personagens imaginários e colocá-los frente-a-frente, através dos recursos de realidade aumentada através das duas câmeras frontais no modo AR Card Battle, que conquistará os amantes dos RPG's.


Ao todo, existem mais de 24 cartões para colecionar.



Esplêndido no terra e no ar.

As fotos mal conseguem imprimir a exuberância dos cenários que hipnotizam e brincam com a imaginação dos jogadores.









Quando o efeito estereoscópico em 3D é ativado, os gráficos se transformam em um espetáculo primoroso repleto de elementos em movimento, ricos detalhes, cores vibrantes em profusão que explodem diante dos seus olhos no momento que o jogo de câmeras vertiginosas se contorcem com uma velocidade alucinante entre os desfiladeiros rochosos, projéteis de luz e nuvens que parecem feitas de algodão.

Composições divinais.

A trilha sonora orquestrada de Kid Icarus: Uprising leva a assinatura dos compositores de peso como Yuzo Koshiro (de ActRaiser, Streets of Rage, Shinobi) e Yasunori Mitsuda (de Chrono Trigger, Chrono Cross e Xenogears). Espere por linhas inspiradoras de violinos dramáticos, pianos, ampas celestiais e cantos gregorianos na linda melodia. Em um jogo onde a velocidade da ação impede que os jogadores leiam as janelas de diálogos com atenção, o trabalho sublime de sonoplastia mistura a dublagem perfeita dos personagens com os efeitos sonoros sintetizados no melhor estilo retrô para relembrar a era 8-Bits com louvor.
   
        

Super Smash Bros Uprising 3D Multiplayer?

Enquanto a nova edição ainda não chega ao portátil, este recurso faz jus ao aprimorado e renomeado sistema Nintendo Network (representado pelo logo estampado na capa do jogo) que proporciona batalhas tão instigantes quanto, mas sem os problemas de atraso que tanto temíamos. Com suporte para seis jogadores simultâneos, os dois modos permitem que você e jogadores do mundo inteiro participem das batalhas online, que são fluentes, viciantes e divertidas. Mas é preciso que cada jogador tenha uma unidade física do jogo. Todos as armas, escudos, apetrechos e bugigangas adquiridas durante a épica jornada de Pit no modo Single-Player são transferidos para um dos dois modos.



Light versus Dark
Aqui, os jogadores deverão trabalhar em equipe formada por trios.


Já no modo Free-for-All, é cada um por si.
O renascimento de um novo clássico.
O renascimento do anjo heróico de 1987 foi concedido para o pequeno portátil, mas com um robusto conteúdo que o transformam em uma caixa de surpresas, tamanho-família.

Gráficos: 10
Efeito 3D: 10
Som e Efeitos Sonoros: 10
Controles: 8
Diversão: 10
Movimentação e Fluência: 10
Online: 10
Rapley: 10
Média: 10

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