sábado, 17 de março de 2012

ESPECIAL MiiWiipeat Top 25 - Os 25 melhores títulos do Wii.


Desde a época em que o novo console foi anunciado como Revolution, a imprensa já estava ciente sobre qual rumo a Nintendo adotaria para voltar ao topo na indústria dos jogos eletrônicos. 

"Na indústria dos videogames, as pessoas mais requisitadas são aquelas com mais tecnologia do que habilidade de profissionais que adoram desafiar a si mesmos com idéias revolucionárias só para fazer algo muito divertido" - desabafa Shigeru Miyamoto.

Observando o declínio do Gamecube na guerra dos consoles de 128-Bits perante a supremacia mercadológica do PlayStation 2. (console da Sony da geração passada) e sobretudo, a tendência em que a jogabilidade dos games avançados eram manipuladas através dos controles construídos por muitos botões (chegando a afastar parte dos jogadores veteranos), o presidente global da Big N - Satoru Iwata declarou que o próximo console de mesa causaria ruptura na indústria por oferecer uma forma inovadora de interagir com os jogos. 


A mídia especializada atordoada com o silêncio da empresa nipônica se perguntava:-
Como a Nintendo poderá competir com a Microsoft e a Sony na próxima geração? 
"Você define a guerra da próxima geração sobre atributos gráficos? Nós não. Não acreditamos que o realismo visual será o fator decisivo para o sucesso dos nossos consoles. É como dizer que os quadros de Van Gogh são artisticamente inferiores porque não são representações fotorealistas"


"O que estamos revelando é o próximo passo da jogatina, um lugar onde a interatividade não é representada por efeitos visuais, é sobre a sensação de jogar. Onde a diversão não é mais confinada a poucos, é para todos." desafia Reggie Fils-Aime - CEO da Nintendo americana.  



O console de natureza diferente.

   Construído por um modesto hardware diante do poderio dos atuais consoles HD da concorrência, mas pioneiro na implementação da tecnologia nos controles por sensor de movimentos e com o nome definitivo, o Wii se tornou um fenômeno de vendas no mundo inteiro, expandindo a diversão dos jogos de todos os tipos para um nicho de não-jogadores e simpatizantes.




*Primeiro trailer promocional do Wii durante a conferência da Nintendo, que roubou a cena na E3 2006.

"Não estamos pensando em combater a Sony, mas sobre uma nova forma das outras pessoas começarem a jogar. Nós queremos que outras pessoas possam jogar os nossos jogos de maneiras diferentes", declarou Satoru Iwata - CEO Global da Nintendo.


Desde o seu lançamento alvoroçado em Novembro de 2006, a Nintendo foi uma das primeiras empresas a consolidar uma base ampla de estratégia publicitária através dos vídeos promocionais, incluindo marketing a custo zero durante a premiação do Oscar, ocasião em que o primeiro jogo do console - WiiSports foi experimentado por dois atores de Hollywood.   


De longe, o atual console de mesa da Nintendo lidera as vendas dos consoles da 7ª geração e mesmo depois que o PSMove e Kinect terem conquistado um número crescente de consumidores, o Wii ainda é a melhor opção para jogos manipulados por sensores de movimentos. Mas com a prenetração dos consoles em alta definição e com a chegada de seu sucessor - o Wii U, o ciclo de vida útil do atual console chega bem próximo dos seis anos de existência no mercado. 


"A questão não é como iremos reagir. A questão é o que vai ser atraente para o consumidor no que eles estão fazendo? Do ponto de vista da Nintendo, controles por sensor de movimentos são essenciais para o que estamos criando. Acreditamos que nós trouxemos uma gama de diferentes experiências que utilizam o controlador de movimentos e nos orgulhamos em ser inovadores no espaço. Só um aviso: não paramos por aqui. Nós vamos continuar a inovar! Então eu acho que a questão fundamental é: como eles irão reagir enquanto continuamos a inovar?" - responde Reggie durante a entrevista concedida ao site IGN.


Hoje, o nome de apenas três não só caiu nas graças do mundo como o console tem a maior base instalada de todos os tempos. No entanto, com exceção dos clássicos e exclusivos, a verdade é que poucas empresas terceirizadas conseguiram tirar proveito do hardware do Wii ou da tecnologia dos controles por acelerômetro que detecta os movimentos em três dimensões, senão a própria Nintendo.


Neste artigo divididos por partes, os 25 melhores jogos do Wii serão abordados em forma de sinopses e análises. 











 


 Os melhores momentos estão nas coisas mais simples...


WiiSports
(Nintendo)
Lançamento: 19 de Novembro de 2006.


Enquanto Super Mario Galaxy, Super Smash Bros. Brawl e The Legend of Zelda: Skyward Sword são classificados como blockbusters do console com mais de cinco anos de vida útil,  o hit da vovó, da mamãe e grande parte dos simpatizantes que representam o público expandido ainda é WiiSports






Com jogabilidade intuitiva e cinco esportes (Tênis, Golfe, Baseball, Boliche e Boxe) em um só game, o cartão de visita da Nintendo foi a principal estrela de um merchandising a custo zero nos palcos do Oscar 2008 e apontado por devs de renome como a verdadeira idéia de um jogo de próxima geração entre outro ponto essencial que segue a filosofia do console: diversão para todos. 



Zack & Wiki: Quest for Barbaros'Treasure
(Capcom)
Lançamento: 23 de Novembro de 2007.
 Na época que a criação de novos mascotes estavam em extinção, a Capcom pegou alguns elementos de um gênero quase morto depois dos anos 90 entre os jogadores de PC "Aponte e Clique" para produzir um jogo de quebra-cabeças protagonizado por um pirata maluco pra lá de carismático. Zack busca pelo lendário tesouro de Barbaros ao lado de Wiki, um macaco dourado que voa e tem o dom de transformar os inimigos em objetos úteis. Barbaros foi amaldiçoado pelo mundo do mortos e dependerá da coragem de Zack & Wiki para retornar ao mundo dos vivos.



Ao invés de Zack ser diretamente controlado pelo jogador, o sistema de controle que dispensa o uso do Nunchuk é manipulada quando o Wiimote é apontado para a tela como uma espécie de mouse tridimensional, onde 90% das ações são executadas pela mecânica do controle por sensor de movimentos. Mas não se engane pelos gráficos em Cel-Shadded que compõe o infantil visual cartunesco do jogo. Boa parte dos enigmas são extremamente desafiadores e exige que os jogadores tenham percepção, inteligência e paciência. 





   
Com durabilidade de 15 horas, Zack & Wiki: Quest for Barbaros'Treasure pode ser encarado como um autêntico desenho animado interativo que merece estar na gameteca de qualquer colecionador. E que cedo ou tarde, venha uma continuação... 



The Legend of Zelda: Twilight Princess
(Nintendo)
Lançamento: 11 de Novembro de 2006.

*Primeira exibição de The Legend of Zelda: Twilight Princess durante a conferência da Nintendo na E3 2004. 

 Assistindo um trecho do vídeo acima, dá pra entender qual foi o motivo de tanto alvoroço? Link, o épico herói de mil faces retornou majestosamente triunfal em uma de suas melhores aventuras da série Zelda - uma das cronologias mais respeitadas pela indústria dos vídeogames. A existência de Twilight Princess é fruto de um desejo encubado por milhares de fãs, que na época presenciaram um vídeo promocional do que o saudoso Gamecube era capaz de fazer.


Mesmo se tratando de um título originalmente construído para o console da geração passada, The Legend of Zelda: Twilight Princess foi aclamado pela crítica como um dos jogos mais bonitos desta geração, graças a direção de arte impecável. Tanto, que sua estréia ofuscou o lançamento dos consoles de sétima geração da concorrência, especialmente o PlayStation 3. (vídeogame da Sony)


Embora a trilha sonora seja sintetizada em MIDI, as composições assinadas por Koji Kondo ecoam como a mais bela melodia nos degraus de seus ouvidos. A sonoplastia é cristalina. Já as dublagens de Link e outros personagens se resumem a poucas vozes digitalizadas. A ausência de uma narração que que faça jus a superprodução de que levou cerca de quatro anos para se conluída, podem dividir opiniões, chegando a levantar a polêmica questão: A série The Legend of Zelda precisa ser completamente falada?



Além de rodar em Widescreen, a edição do Wii é uma versão espelhada do Gamecube e boa parte dos movimentos de Link abusam da tecnologia dos sensores de movimentos do Wiimote - inclusão que tanto acrescenta precisão quanto desequilibra outros aspectos, especialmente para se defender com escudo durante os combates.



Ao contrário do polêmico Wind Waker, Twilight Princess pega emprestado a fórmula do clássico Ocarina of Time e acrescenta um visual ainda mais adulto, sombrio e realista. A atmosfera do jogo é cinematográfica, especialmente durante as cenas não-interativas geradas em tempo real.



 Repleto de reviravoltas, desta vez, o herói de cabelas dourados e orelhas pontudas é reconhecido pela vila de Ordon como uma espécie de Cowboy


Mas a tranquilidade do reino de Hyrule é ameaçada a partir do momento que seres demoníacos invadem aquele território através de um portal, que faz uma conexão para o mundo do crepúsculo. Quando Link é sugado para este mundo sombrio, sua forma física se transforma em lobo. Sobre o animal felino, uma misteriosa entidade conhecida pelo nome de Midna. Apesar de ajudar o herói/ lobo durante a jornada, suas verdadeiras intenções ainda são desconhecidas.


Além de cavar o chão e desferir ataques, na forma de lobo, Link/ Midna pode enxergar espíritos, os rastros e a aura dos personagens secundários que o cercam. Ao pressionar o botão B do Wiimote, é criado um campo de força espiritual que por tempo determinado, imobiliza fisicamente os seres demoníacos que estiverem próximos à Link/ Midna. Ao soltar o mesmo botão, a entidade atingirá as criaturas imobilizadas com um ataque fulminante.


       
Estruturada por enigmas e quebra-cabeças geniais, a dificuldade equilibrada de Zelda: Twilight Princess inclui desafios cabeludos que podem frustrar os jogadores mais experientes, que desejam terminá-lo com todos os artefatos e mini-games concluídos. Ouvir o famoso efeito sonoro da série como um sinal de que um enigma foi solucionado é tão gratificante quanto as possibilidades de explorar cada canto do fantástico mundo de Huryle a partir de um novo item adquirido.

    Apesar de serem fáceis, as batalhas contra os chefes exigem que os jogadores estudem o ambiente e que no mínimo, saibam usar os acessórios de ataque e defesa com sabdoria para atingir o ponto fraco de cada um deles.


Apesar de não ser um jogo da série genuinamente construído do zero para o Wii e nem tão pouco revolucionário como os antecessores, The Legend of Zelda: Twilight Princess é uma das obras mais emblemáticas que a indústria dos vídeogames já teve.


Os próximos clássicos da lista dos 25 melhores jogos do Wii a serem indicados, serão Super Mario Galaxy, Super Smash Bros. Brawl e Mario Kart Wii.


Até a próxima...



       
     


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