quarta-feira, 13 de junho de 2012

[Pós E3 2012] Wii U - O futuro da nova geração. (Parte I)

O que falar da conferência da Nintendo...?
Bom. Desde a E3 2011, um ano foi tempo suficiente para a Nintendo nos surpreender de uma forma menos morna.

A magia e a descontração da Nintendo foram contagiadas pela definitiva exibição do esperado Pikmin 3, até Reggie Fils-Aime se apresentar ao palco de uma forma bem diferente do Regginator que conhecemos.

O presidente da Nintendo americana parecia mediar uma reunião corporativa para investidores, apresentando nada além do que já sabíamos, desde que o conceito do futuro console foi demonstrado durante a transmissão do Nintendo Direct

Com exceção de alguns títulos das empresas terceirizadas - vide Batman Arkham City: Armored Edition, ZombiU e Scribblenauts Unlimited, nós já sabíamos que Super Mario 4 e Pikmin 3 seriam apresentados. Não precisávamos de aviso prévio, mas pelo menos, surpresas.
A nova aventura do bigodudo em dose dupla, no melhor estilo clássico 2D em “side scrolling” venderão como água no deserto? Óbvio. No entanto, por onde andam as franquias da Nintendo que, infelizmente foram esquecidas no Wii?

Star Fox?
F-Zero?
PilotWings?
Yoshi?
Eternal Darkness?
Quais são os novos personagens ou propriedades intelectuais criadas por Shigeru Miyamoto?

Um suposto Metroid Prime: 4 ou MP: Zero poderia fechar a conferência com chave-de ouro?
Nem ao menos, um teaser trailer do novo Super Smash bros.?
Qual é a projeto ambicioso da Retro Studios?
Além da Ubisoft, quais são os outros jogos que farão parte do ROBUSTO suporte das empresas terceirizadas ao novo console?
Ainda estão no estágio inicial de produção? Desculpem, mas eles tiveram tempo para desenvolver demonstrar tais títulos exclusivos. Pra quê criar tanto alarme, se grande parte da expectativas dos jogadores não foram respondidas com precisão?
Qual será o preço final do Wii U? Quando será lançado? Dos títulos apresentados, quantos serão lançados a partir do 1º dia após o lançamento do console?
Por ser apenas uma produtora de softwares, a Ubisoft causou mais impacto nas demonstrações do Wii U do que a própria Nintendo e provavelmente, a sua conferência foi uma das melhores coisas que tivemos durante a E3 2012.




Nem melhor nem pior, apenas diferente.
A Nintendo pode não ter ganho todas as gerações de consoles no que se restringe as especificações técnicas de seus hardwares entre os jogadores veteranos mais exigentes. Mas a japonesa impera algum mecanismo transformador, tanto na interatividade imersiva dos jogos que abusa da tecnologia com criatividade quanto na criação de franquias e personagens consagrados no mundo dos games. O conjunto destes mecanismos costuma persistir ao longo das gerações e estabelece o legado da Nintendo para todos os tipos de jogadores.


No entanto, o passado e o presente da apelidada carinhosamente Big N estão fundamentados na criação de padrões de entretenimento e diversão expansiva, conhecidos pelo público que vão além dos jogadores veteranos.

São padrões adaptados às necessidades das novas gerações para um novo jeito de jogar. A partir daí, as empresas concorrentes se adaptam segundo o modelo da Nintendo.





Mas o que significa este legado para as próximas gerações? No mínimo, algum pioneirismo revolucionário. E como criar algo que agregue a todos os tipos de jogadores. De acordo com a Nintendo, teremos todas as respostas ainda neste ano.



Wii U. “O Futuro da Nova Geração?”
TOGETHER BETTER
('together' = juntos, 'better' = melhor)

O Wii U é o primeiro console de mesa da 8ª geração, fato. Além de reconquistar os jogadores 'hardcores', a intenção da Nintendo é unificar a existência dos diferentes tipos de gamemaníacos através da inovadora interatividade assimétrica entre as duas telas.   



A iDensity é a mídia óptica de alta densidade adotava pela Nintendo com 2550GB de memória e armazenamento.
 Com mais de 2GB de memória RAM e outras especificações ainda não divulgadas pela Nintendo, sabemos que o hardware do console é dividido por três núcleos, incluindo a CPU baseada nos processadores Multi-Core da IBM e a GPU de alta definição da ADM Radeon. Além de rodar os jogos com a tecnologia de ponta DirectX11, o console suporta os motores gráficos: Unreal Engine 3, Unreal Engine 4, CryEngine3 e as últimas atualizações das ferramentas Havok e AutoDesk. O console tem a capacidade de gerar imagens com 1080p de resolução pela televisão enquanto 720p na tela embutida no uPad - o controle-tablet do Wii U. Mas de acordo com a Nintendo, os primeiros jogos rodarão com 720p de alta resolução.

Além de ser leve e confortável, o controle-tablet Wii U GamePad é um espetáculo a parte:
*2 direcionais analógicos clicáveis;
*1 direcional digital;
*1 sensor bar com uma câmera embutida direcionadas para o jogador;
*4 botões. (Y, X, B, A)
*4 botões laterais e traseiros. (CL, CR, ZL, ZR)
*Sensor magnético;
*Sensor giroscópico de movimentos;
*Acelerômetro;
*1 campo sensorial para a tecnologia NEAR. (Near Field Communication);
*2 auto falantes em Stereo;
*Microfone;
*1 bateria interna de carregamento;
*1 bateria interna de armazenamento e transferência de dados;
*Os famosos botões + (mais), - (menos), POWER e RESET;
*1 botão para acessar os canais de televisão como um controle universal;
*1 tela com o tamanho de "quase" 7 polegadas sensível ao toque, formato de tela em Wide Screen e 720p de resolução;

NOTA: Além da tecnologia multi-touch, um dos recursos mais integrantes da tela do GamePad ou uPad não foi incluso no revisão final do controlador, que consistia sentir as diferentes formas de texturas e superfície nas ponta dos dedos, ao menos que a Nintendo esconda o jogo até o lançamento do console.

O Wii U terá retrocompatibilidade com os jogos do Wii por mídia física, mas os jogos do GameCube serão vendidos no formato digital via eSHOP.

Além do apoio da Ubisoft e Electronic Arts, a Nintendo consolidou parcerias e colaborações importantes com grandes empresas terceirizadas como VALVE, Square Enix, SEGA, THQ, Activision, Namco Bandai, Konami, EPIC Games; entre outras. Cada uma delas já tem pelo menos três jogos em estágio médio/ avançado de produção. E boa parte dos jogos anunciados durante a conferência da Nintendo ou nos bastidores da E3 2012, você confere agora.

Pikmin 3. (Nintendo)
Wii Fit U. (Nintendo)
NEW Super Mario Bros. U. (Nintendo)
Nintendo Land. (Nintendo)
SiNG. (Nintendo)
Game + Wario. (Nintendo)
Panorama View. (Nintendo)
Batman Arkham City: Armored Edition. (Warner Interactive)
Scribblenauts Unlimited. (Warner Interactive)
ZombiU. (Ubisoft)
Rayman Legends. (Ubisoft)
Assassins Creed III. (Ubisoft)
Rayman Land. (Ubisoft)
Just Dance 4. (Ubisoft)
MARVEL The Avengers: Battle for Earth. (Ubisoft)
Sports Connection. (Ubisoft)
Yout Shape Fitness Evolved 2013. (Ubisoft)
Ninja Gaiden III: Razor's Edge. (Tecmo Koei/ Ninja Team)
ALIENS: Colonial Marines. (Gearbox Software/ SEGA)
Tekken Tag Tournament 2. (Namco Bandai)
Tank! Tank! Tank!. (Namco Bandai)
Fluidity 2. (Nintendo)
Darksiders II. (THQ)
No More Heroes 3. (Grasshopper Manufacture/ Marvelous)
INJUSTICE: Gods Among Us. (NeverRealm Studios)
Sonic & SEGA All-Star Racing: Transformed. (Sumo Digital/ SEGA)
LEGO City Undercover. (TT Games/ Nintendo)
Project P-100. (Platinum Games/ Nintendo)
Trine 2: Director's Cut. (Frozenbyte Oy)
Sacrilegium. (Reality Pump)
Mass Effect 3: Take Earth Back. (Electronic Arts)
Medal of Honor: Warfighter. (Electronic Arts)
NFL Madden 13. (EA Sports)
Project C.A.R.S. (Slightly MadStudios)
Metro Last Light. (4AGames/ THQ)
Dragon Quest X: (Square Enix)
Final Fantasy XV. (Square Enix)
Star Wars 1313. (Lucas Arts)
BioShock Infinite. (2KGames)
Medium. (Blood Team S.A.)




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