segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

[Q&A] - Nintendo reduz previsões de vendas para o ano fiscal; mais.




Dia 17. (Sexta-feira) não foi nada fácil para a Nintendo. Em uma reunião com os investidores, o presidente global da gigante japonesa - Satoru Iwata explicou a razão pela qual decidiu reduzir as previsões de vendas de hardwares e softwares para o ano fiscal.

Com relação ao Wii U, as previsões foram reduzidas de 9 para 2,8 milhões. As previsões de vendas de softwares foram reduzidas de 38 para 19 milhões.
"Por outro lado, as vendas do Wii U demonstraram progresso na temporada de fim de ano de acordo com os lançamentos de vários títulos a partir do verão [no Hemisfério Norte] em diante, incluindo os bundles especiais vendidos a preços acessíveis e o corte de preço nos Estados Unidos e Europa. Porém, as vendas ficaram longe da previsão inicial. O corte de preço também foi uma das razões para a redução nas estimativas de lucros." - admite Iwata.

Já com relação ao Nintendo 3DS, as previsões foram reduzidas de 18 para 13,5 milhões. De software, de 80 para 66 milhões. Iwata explicou que as vendas do portátil aumentaram fortemente no Japão, mas fora do território japonês, ainda que a sua participação tenha aumentado com o lançamento de jogos relevantes, as vendas da plataformas não atingiram as metas. A marca de 11,5 milhões de portáteis vendidos ficaram longe das metas do início do ano fiscal nos EUA. As vendas se destacaram na França. Já na Europa, os resultados variaram.

A Nintendo pretende investir mais fundos financeiros em Marketing, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. Para Marketing, a companhia aumentará as verbas para 8 bilhões de ienes (em torno de R$ 180,8), já que houve a desvalorização do iene em relação ao dólar e euro. Para o Setor de Pesquisa e Desenvolvimento, os gastos aumentarão em 15 bilhões de ienes (R$ 339) para a contínua melhoria na estrutura de desenvolvimento quanto em novas atividades.
"A Nintendo reuniu esforços para pagar mais de seus custos de manufatura em dólares dos Estados Unidos para minimizar o impacto. Ainda assim, a companhia não será capaz de tirar vantagem da atual situação no ano fiscal." - acredita o presidente.

Indo mais longe, Iwata diz a empresa pensa em nova estrutura de negócios.
"Não podemos continuar um negócio sem atingirmos vitórias. Temos que ter uma atitude cética sobre o conceito de apenas fabricar máquinas de jogos, vendê-las como fazíamos no passado por 20 ou 30 mil ienes e depois vender games por alguns milhares de ienes.
Estamos pensando sobre uma nova estrutura de negócios. Dada a expansão dos dispositivos mobiles e tablets, naturalmente que estudamos como eles podem ser usados para ampliar o segmento de jogadores. Não é algo simples como apenas lançar um jogo de Mario em um smartphone.

A maneira como as pessoas usam seu tempo mudou, assim como seu estilo de vida. Se ficarmos parados no mesmo lugar, nos tornaremos obsoletos".

Para se desculpar com os acionistas, Iwata afirma ser responsável pela decepcionante performance da Nintendo e que ainda ocupando o cargo na presidência, a empresa precisa recuperar o momentum. Os prospectos de curto a médio prazo serão oficialmente divulgados no dia 30 de Janeiro - um dia depois da divulgação dos resultados do terceiro trimestre do ano fiscal. 

Repensar seu modelo de negócios para permanecer relevante da área de games necessariamente significa que a Nintendo talvez esteja disposta a investir seus empreendimentos em um produto nunca antes experimentado (apenas cogitado) para interagir com as duas principais plataformas já comercializadas no mercado. Apenas um palpite que vai de encontro com o recente rumor de que a empresa planeja fazer deste produto inédito o verdadeiro sucessor do Nintendo 3DS.
Os palpites férteis são muitos: um console híbrido, um smartphone único capaz de reproduzir hologramas ou óculos de realidade virtual?

Oremos.


Clique AQUI para ler sobre:
[RUMOR] - Novo console da Nintendo está sendo desenvolvido deste 2013. 
 
Fonte: Nintendo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário