quarta-feira, 12 de março de 2014

ARTIGO - [i]: O Wii U é a casa dos jogos 'indies'?; mais Top10.


 Desde o ano em que o Wii U descortinou a oitava geração de consoles, é nítido que a declarada falta de suporte das 3rd-parties resulte em um intervalo grande entre um lançamento e outro - seja exclusivo ou multiplataforma.
Não se pode dizer o mesmo ao admirável interesse dos estúdios independentes que regularmente, bombardeiam o Nintendo eSHOP do atual console de mesa da Nintendo de excelentes títulos digitais que abusam das funcionalidades únicas do GamePad com criatividade e ousadia.
Ou seja, o Wii U é um console que possui mais 'indies' que jogos comerciais.
A biblioteca é extensa.
Alguns deles são mais interessantes que muitos "mainstream" em mídia física.

De cara, recomendamos os melhores no TOP 10:-
1 - CHILD OF LIGHT
(UBISOFT)
 Acompanhada por um vaga-lume apelidado Igniculus, a jovem feiticeira de cabelos avermelhados Aurora enfrentará seus maiores medos para acabar com a existência da Rainha da Noite. Com base na engine Ubi-Art Framework, Child of Light é um J-RPG de plataforma em 2D que mistura os elementos de Limbo e Final Fantasy VI com 
batalhas em turnos. 
 
2 - TRINE 2: Director´s Cut.
(Frozenbyte)
No controle alternado entre três épicos heróis: o mago Amadeus, cavaleiro de armadura Pontius e a ladra Zoya, os jogadores deverão resolver os quebra-cabeças para recolher artefatos escondidos e salvar o reino encantado das garras de globins, dragões gigantescos e outras criaturas do universo medieval retratado com fidelidade. O visual do jogo é fascinante como um conto de fadas. Além da opção de jogá-lo sem a necessidade da TV, a tela sensível ao toque do GamePad permite manipular os objetos dos cenários e as habilidades especiais de cada um dos heróis.    


 3 - GIANA SISTERS: TWISTED DREAMS.
(Black Forest Games)
Maria é misteriosamente abduzida para o mundo dos sonhos e mantida como prisioneira por um dragão gigantesco. Segundos antes do portal se fechar, a sua irmã Giana consegue saltar sobre o Dream World para resgatá-la. Dentro dele, ela ganha o poder de manipular a transformação alternativa de um mesmo mundo dividido por dois tipos de universos distintos: o vívido e ambiental mundo em sua forma natural sendo desintegrado por um ambiente infernal tomado por criaturas satânicas.
A alternância entre ambos favorece a exploração das plataformas que dão acesso a outros lugares para coletar um número máximo de cristais neste belo 'indie' repleto de quebra-cabeças instigantes.


 4 - NANO ASSAULT Neo.
(Shin'ei Multimedia)
Um dos jogos de estreia do eSHOP do Wii U é chumbo grosso e tecnicamente, um dos mais belos também. (ainda que hoje, tenha mais de um ano de existência). Nano Assault Neo é uma edição aperfeiçoada do mesmo shooter para 3DS produzido pela Shin´ei. (estúdio independente reconhecido por explorar as capacidades dos consoles da Nintendo) em formato digital.
Para entender como a jogabilidade funciona, é necessário manipular os dois direcionais analógicos do GamePad: o direcional esquerdo para movimentar a nave em diferentes eixos  e enquanto o direcional direito direciona os projéteis ambos os lados do cenário esteticamente orgânico invadido por células infectadas, efeitos especiais texturas de alta definição e cores vibrantes.


 5 - Bit.TRIP presents... RUNNER 2: FUTURE LEGEND OF RHYTHM ALIEN.
(Gaijin)
É um jogo de corrida? Um jogo musical? Um jogo de aventura? Se quiser voltar as jogatinas douradas dos anos 80, Bit.TRIP presents... RUNNER 2 é uma das melhores experiências de como jogar videogame nos atribulados dias de hoje. De cara, a mecânica é simples e convidativa. No controle de um pixel atlético disposto a coletar o maior número de tesouros, cada item, salto ou obstáculo ultrapassado representa uma nota musical que reconstrói a composição da trilha sonora dançante e contagiante do 'cult' assimétrico jogo feito pela Gaijin Games que agrega os elementos dos três gêneros acima citados. São muitas e e variadas operações a realizar em um curto espaço de tempo para coletar todos os
tesouros em assimetria dinâmica com a cadência rítmica.
É fácil substituir as tarefas do dia por horas de jogatina, já que a função OffPlay-TV,
permite jogá-lo no GamePad sem a necessidade de ligar a TV.
Difícil é largar o controle. (risos)  


 6 - UNEPIC.
(EnjoyUp)
Desde que experimentou Maze of Galious para o MSX, o catalão e residente de Barcelona de nome Francisco Téllez de Menezes passou os dois últimos anos elaborando o jogo de tabuleiro que sempre sonhou. Com a ajuda de seus colegas programadores, projetistas e músicos da Ninagames Corp., nasceu Unepic - um linear jogo de RPG em side scrolling de jogador pra jogador com as influências do saudoso Dungeons & Dragons e a estrutura labiríntica de fases construídas por gráficos bidimensionais, que nos remete a pensar em dois clássicos dos anos 80: Castlevania e Metroid.
Equipado por uma tocha, o protagonista Daniel é transferido das nerdices de uma roda de amigos para os corredores pouco iluminados de um castelo desconhecido. Com a gradual subida de nível, a espada, o arco e flecha dividem espaço com uma infinidade de artefatos, recompensas e poções mágicas que são feitas pelo próprio jogador. Alguns dos aspectos, nós já vimos em milhares de jogos do gênero. Mas, ter a possibilidade de misturar os ingredientes nos caldeirões, trocar de armas ou atacar os inimigos a distância com as pontas dos dedos sobre a tela sensível ao toque do GamePad, faz toda a diferença.   



 7 - DUCK TALES: Remastered.
(Capcom/ WayForward)
Existe um sentimento bem particular na simplicidade dos clássicos que marcaram época na vida dos gamemaníacos que cresceram entre a era 8-16 Bits. Não importava que a ação linear se limitasse ao mover o personagem da esquerda pra direita, nem tampouco os custos de produção, senão a diversão proporcionada pela criatividade de seus criadores. O tempo passou, os jogos evoluíram; mas o saudosismo permaneceu. Até que os estúdios determinem ressuscitar um clássico para revisitar essas antigas emoções. O bilionário Tio Patinhas e sua inseparável bengala estão de volta na aventura remasterizada por mecânicas simplificadas, gráficos pintados a mão no lugar dos sprites estourados. (cortesia da  WayForward) e extras destraváveis. O reboot marca a presença de Maga Patalógica, Capitão Boeing durante as missões, Professor Pardal e seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho. Um brinde à Capcom por ter correspondido a vontade dos fãs. 


 8 - MIGHTY SWITCH FORCE: Hyper Drive Edition.
(WayForward)
Quer gastar pouco e se divertir muito? Um dos primeiros best-sellers digitais do Wii U é uma edição refinada do aclamado e original jogo de plataforma/ puzzle da WayForward para Nintendo 3DS. Os jogadores assumem o controle de Patrícia Wagon, uma garota meio robô - meio policial. (com jeitão da versão feminina de Mega Man) que sai pela metrópole futurista à caça das fugitivas Hooligans Sisters - que trajam roupas de presidiárias. Além do velho esquema carimbado nos jogos de plataforma como correr, atirar e pular, Patrícia se apropria de três tipos de plataformas. (as visíveis, outras palpáveis e as invisíveis) espalhadas pelas fases. Com o toque de apenas um botão, as invisíveis se tornam visíveis - cuja mecânica é necessária para que a policial consiga se locomover rapidamente até atingir lugares inalcançáveis na corrida contra o tempo. MIGHTY SWITCH FORCE: Hyper Drive Edition laça o jogador veterano por três simples aspectos: gráficos bidimensionais em alta definição, ritmo dinâmico das missões ao som de música eletrônica, dificuldade moderada com um sistema de controles precisos.  
 



 9 - PUDDLE.

(Neko Entertainment)
Ter a atmosfera organica de Fludity. (jogo digital da Nintendo para Wii e 3DS) como referência, permite que Puddle. (eSHOP Wii U) seja diferente de tudo que você já jogou. 
Ao invés de guerreiros com poderes sobre humanos, a protagonista representa a essência da vida e a origem de todas as coisas:- Água e outros tipos de líquidos como nitroglicerina, café ou fertilizantes que variam de acordo com suas propriedades. Qualquer um dos fluídos que se adequa as formas dos objetivos, se transforma ou se dissolve diante dos obstáculos ao longo de ambientes distintos como laboratórios, esgotos, rede de fiação elétrica ou até mesmo dentro do corpo humano. O objetivo é fazer com que qualquer um dos fluídos perca o mínimo possível de sua quantidade até o final do desafio. Aqui entram os sensores de movimentos do GamePad para inclinar os planos do ambiente em diferentes graus de intensidade. As inclinações determinarão a forma como o fluído vai interagir com os objetos, respeitando as leis da gravidade e física. (que reagem com um realismo impressionante)



 10 - SPIN the BOTTLE!: Bumpie´s Party.
(KnapNok Games)
Uma coisa é pagar mico em cima de um projeto mal executado. A outra é pagar mico em grupo por meio de um jogo simples, mas extremamente intuitivo e inusitado. Para quebrar o gelo dos títulos convencionais, o jogo casual do estúdio independente KnapNok se encaixa na segunda categoria ou estreante de um novo gênero.
Se você já mergulhou no 'inocente' Jogo da Garrafa e manja de Inglês, se sentirá em casa.
Enquanto a tela sensível ao toque do GamePad é usada para girar a garrafa para saber qual prenda o seu amigo "cobaia" vai ter que pagar, o sensor de movimento do Wii-RemotePlus será utilizado para realizar as tais prendas em forma de mímicas; algumas pra lá de constrangedoras. SPIN the BOTTLE! é garantia de ótimas gargalhadas.



Mais de mil desenvolvedores 'indies' planejam trabalham com a plataforma da Nintendo.
Confira a divulgação de boa parte dos títulos já anunciados. (com a previsão de lançamento para alguns deles):-


GUACAMELEE! Super Turbo Championship Edition.
(Broken Rules)
Previsão de lançamento: 2014
 

Red Goddess
(Yanim Studio)
Previsão de lançamento: 2014



Nihilumbra
(BEAUTIfun Games)
Previsão de lançamento: 2014

Wooden Sen'SeY
(Neko Entertainment)
Previsão de lançamento: 2014
 
)
Assault Android Cactus
(Witch Beam)
Previsão de lançamento: 2014

 

ARMILLO
(Fuzzy Wuzzy Games)
Previsão de lançamento: 25/05/2014




Cubemen 2
(3Sprockets)
Previsão de lançamento: 2014

  

Ittle Dew
(Ludosity)
Previsão de lançamento: 2014




Monkey Pirates
(Henchmen Studio)
Previsão de lançamento: 2014




Q.U.B.E. Director´s Cut
(Toxic Games)
Previsão de lançamento: Abril de 2014




Shovel Knight
(Yacht Club Games)
Previsão de lançamento: 31 de Março de 2014 
 

Super Ubi Land
 (Team Notion)
Previsão de lançamento: 2º semestre de 2014




Tengami
 (Nyamyam)
Previsão de lançamento: Junho de 2014


Testagrad
(Rain AG)
Previsão de lançamento: 2014




Another Castle
(Uncade)
Previsão de lançamento: 2014




Project Aguraki
(EnjoyUp)
Previsão de lançamento: 4º trimestre de 2014




Pure Chess
(Voofoo/Ripstone)
Previsão de lançamento: 13 de Março de 2014



Stick It To The Man!
(Zoink Game/Ripstone)
Previsão de lançamento: 2014

Aguardem a 2ª parte do artigo [i]: O Wii U é a casa dos jogos 'indies'?

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