segunda-feira, 22 de setembro de 2014

NINTENDO comemora 128 anos de existência.

Na terra do sol nascente, hoje é dia 23 de Setembro. E? E não é um dia qualquer. Hoje a Nintendo comemora seus 125 anos de existência. (!!!)


Acompanhe brevemente, quais foram os passos que a gigante japonesa deu antes de se tornar uma das empresas mais emblemáticas da indústria dos jogos eletrônicos com a consolidação do bem sucedido Arcade Donkey Kong e seu primeiro console de mesa NES ou Nintendo Entertainment System ou carinhosamente apelidado Nintendinho 8-Bits.

Confira:-

1889 >

Em Kyoto - Japão, Fusajiro Yamauchi começa a fabricar Hanafuda - um jogo de cartas japonês.


1902 >

O Sr. Yamauchi começa a fabricar as primeiras cartas de baralhos estilo ocidental na terra do sol nascente. Inicialmente, estavam destinadas à exportação, mas o produto alcançou uma popularidade muito grande no resto do mundo.


1933 >

É criada a empresa Yamauchi Nintendo Co. Ltd.


1947 >

Criação da empresa de distribuição Marufuku Co. Ltd.


1950 >

Hiroshi Yamauchi é nomeado Presidente e dirige o processo de produção da Yamauchi Nintendo Co. Ltd.


1951 >

O nome da gigante japonesa é alterado para Nintendo Playing Card Co. Ltd.


1952 >

As fábricas consolidadas da empresa são construídas em Kyoto, Japão.


1953 >

A Nintendo Playing Card Co. Ltd. é a primeira empresa a ter sucesso na produção massiva de cartas de plástico no Japão.


1959 >

A empresa começa a vender cartas impressas com personagens de Walt Disney, abrindo um novo mercado de cartas de baralhos para crianças. O departamento de cartas expande-se de forma impressionante.


1962 >

As ações da empresa são cotadas na segunda sessão da Bolsa de valores de Osaka e Kyoto.


1963 >

A empresa altera o seu nome para Nintendo Co., Ltd, e além dos baralhos de cartas, começa a fabricar jogos.


1969 >

Expansão do departamento de jogos e construção de uma fábrica de produção em Uji City, nos arredores de Kyoto, Japão.


1970 >

As ações da empresa são cotadas na primeira sessão da Bolsa de valores em Osaka. Termina a construção e ampliação da sede central da empresa. Início da venda da série Beam Gun, que utiliza a tecnologia opto eletrônica. Pela primeira vez no Japão, incorpora-se a eletrônica na indústria dos jogos.


1973 >

O sistema de disparo laser, desenvolvido pela empresa, substitui o bowling (jogo de boliche) como principal passatempo no Japão.


1974 >

A Nintendo desenvolve um sistema de proteção de imagem e utilização de projetor de 16mm em salas de jogos. Começa a exportação para a Europa e América.


1975 >

Em colaboração com a Mitsubishi Electric, desenvolve-se um sistema de videojogos utilizando um gravador de vídeo eletrônico - o EVR, electronic video recording.


1976 >

Introdução do microprocessador nas consoles de videogames.


1977 >

Desenvolvimento de videogames para uso doméstico em colaboração com a Mitsubishi Electric. Desenvolvem-se os primeiros consoles domésticos: apelidados "TV Game 15" e "TV Game 6".


1978 >

Em março, a Nintendo lança um jogo para os fliperamas japoneses baseado no jogo de mesa Othello: Computer Othello. Na tela, peças de Othello verdes, brancas e pretas respectivamente são substituídas por quadrados e símbolos. O Computer Othello não tem joystick, mas sim 10 botões de cores por jogador.


1979 >

Minoru Arakawa, genro do diretor japonês da Nintendo - Hiroshi Yamauchi, inaugura a Nintendo of America na cidade de Nova Iorque. A Nintendo abre um departamento de máquinas de jogos operadas por moedas.


1980 >

Criação da filial subsidiária em Nova Iorque, Nintendo of America Inc.. Começa a vender no Japão a linha de produtos GAME & WATCH, os primeiros videojogos portáteis LCD com microprocessador.
O artista da Nintendo - Shigeru Miyamoto, criou o jogo Donkey Kong. O herói, originalmente designado de Jumpman, é um carpinteiro ansioso por salvar a sua namorada, Pauline, de um macaco enlouquecido. O nome Jumpman foi alterado para Mario.


1981 >

A Nintendo desenvolve e distribui o videojogo de funcionamento com moeda Donkey Kong para os fliperamas. Este jogo torna-se rapidamente o jogo mais vendido nesta categoria.


1983 >

Criação de uma nova fábrica em Uji para aumentar a capacidade de produção e permitir a expansão comercial da empresa. Em Julho, as ações da empresa são cotadas na primeira sessão da Bolsa de valores em Tóquio. Começa o desenvolvimento do primeiro videogame - o Family Computer (Famicom), com utilização de uma CPU (Central Processing Unit) e PPU (Picture Processing Unit).


1984 >

A Nintendo desenvolve e comercializa o VS. System, o videojogo de duas telas que funciona a base de moedas. É lançada a console Famicom fora do território japonês. Passa a se chamar Nintendo Entertainment System ou NES - quando é lançado no resto do mundo. Entre os títulos disponíveis - Excitebike, Super Mario Bros., Metroid, The Legend of Zelda e Punch-Out! Mario e o seu irmão Luigi tornam-se famosos e o jogo para NES - Super Mario Bros. é um sucesso em todo o mundo. Algumas pesquisas revelam que as crianças estavam tão familiarizadas com o Mario quanto com o Mickey Mouse.


1986 >

É lançado na Europa o Nintendo Entertainment System. Acompanhada por clássicos como Super Mario Bros., The Legend of Zelda e Excitebike, o NES torna-se um grande sucesso em quase todos os lares europeus. Desenvolve-se e comercializa-se o Family Computer Disk Drive System no Japão para aumentar as funções do Family Computer. Também no Japão começa a instalação do Disk Writer para gravação de softwares.



  
1997 - 2014.... >
Desde então, a Nintendo se consolidou na indústria dos videogames como uma das únicas empresas exclusivamente dedicada em produzir hardwares e softwares para jogos eletrônicos. Ao longo dos anos, uma das gigantes mais emblemáticas da indústria presenciou a chegada da Sony e Microsoft como fortes concorrentes, sobrevivendo as mudanças de mercado, quebrou alguns paradigmas ao criar os seguintes consoles de mesa ou portáteis - GameBoy, SNES - Super Nintendo Entertainment System, Virtual Boy, Nintendo 64, GameBoy Advance, GameCube, Wii, Nintendo DS, Nintendo 3DS - 2DS, Wii U.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário