domingo, 15 de janeiro de 2017

[TILT] - Tela capacitiva do SWITCH possui tecnologia de toque Háptica.

Durante a apresentação oficial do Nintendo Switch, comprovamos que os controles destacáveis apelidados JoyCons possuem Acelerômetro, Giroscópio, Câmera com raios infravermelho para detectar o sensor de movimentos, Sistema inédito de vibração HD que permite sentir a intensidade no impacto de alguns objetos e elementos virtuais implementados no jogo e tecnologia NFC para suportar os Amiibos. Parece que os JoyCons não são os únicos apetrechos da plataforma híbrida que possuem outras tecnologias.


Existem alguns segredos que por motivos desconhecidos, não foram revelados durante o evento que ocorreu em Tóquio no dia 12 de Janeiro.


Um deles é que a tela com capacidade para 10 multitoques simultâneos, possui tecnologia de toque Háptica - fruto de uma parceria entre a Nintendo e uma empresa chamada Immersion.

Teoricamente, essa tecnologia permite que o usuário sinta diferentes texturas e superfícies na ponta dos dedos ao tocar a tela, podendo diferenciar a sensação tátil entre madeira, areia e água, vidro e metal; entre outros objetos. 

A utilização da intrigante tecnologia háptica em consoles Nintendo é algo que já vinha sendo especulado desde abril de 2012 e gradativamente revelados por meio dos registros de patentes.

O anúncio de acordo entre as duas empresas foi feito pela própria Immersion em seu site oficial, no mesmo instante em que a apresentação do Switch ocorria no Japão.

"Estamos empolgados com a oportunidade de trabalhar com a Nintendo para trazer a tecnologia TouchSense aos seus consumidores.

A Nintendo propõe as regras com seus sistemas de jogos, e adicionando avançados sistemas de toque dará a seus consumidores um adicional incrível na experiência.

Uma vez adaptado ao Nintendo Switch, os desenvolvedores poderão usar a tecnologia exclusiva e toda sua biblioteca de softwares a fim de criar experiências impossíveis em outros sistemas." - diz o CEO da Immersion, Vic Viegas.

Vale lembrar que nenhum dos jogos revelados ou demonstrados durante o evento de apresentação do Switch usufruíam dos recursos que a tecnologia dispõem. Quem sabe nos próximos jogos que ainda serão revelados gradativamente até o lançamento do Switch?

Imagine o quão realista fazer um cafuné sobre os pelos do seu bicho de estimação em uma nova edição de Nintendogs+Cats para Switch? E se você poder tocar boa parte da fauna natural no suposto Pikmin 4...

Fonte: Immersion       

Nenhum comentário:

Postar um comentário